EDUCAR UM EDUCADOR
O presente texto apresenta uma das características que se torna marcante e essencial em um educador, à competência. Entendo que esta competência, é a capacidade de articular teoria e prática, comunicar – se de forma harmônica, trabalhar em equipe, etc, buscando sempre o bom desenvolvimento de seu trabalho bem como de sua escola ou instituição.
“Os grandes educadores atraem não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal. Dentro ou fora da aula chamam a atenção. Há sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se. São um poço inesgotável de descobertas.” (Moran, 2009.)
Diante desta citação podemos perceber que ser professor vai muito além da sala de aula. As relações pessoas que estes estabelecem também são fatores primordiais no desenvolvimento de suas competências.
O bom humor, a autoestima e o entusiasmo dos educadores, contagiam a todas as pessoas que estão em sua volta, fazendo com que estes sintam - se cada vez mais motivados e interessados em aprender.
Professores motivados, alunos entusiasmados, aprendizagem acontecendo.
REFERÊNCIA:
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/tec.htm>. Acesso em: 08 maio 2012.